Veja dois parágrafos tirados do livro "DESMARKETIZE-SE", do autor JOÃO BRANCO
site falajoaobranco.com.br
Página 113:
Quem tem um bom serviço poderá deixá-lo ainda melhor no futuro, alavancando as muitas possibilidades que surgirão. Mas a tecnologia não é a solução para quem não tem um cliente bem atendido, ela provavelmente vai apenas transformar um péssimo serviço em um péssimo serviço digital.
Pense em uma loja onde você sempre é muito mal atendido. Ela vai se tornar a sua loja preferida se lançar um programa de fidelidade app? Cuidado para não pensar que o novo sistema mágico vai fazer uma transformação completa no seu negócio, a tecnologia é um meio que pode deixar algo bom ficar ainda melhor.
Página 122:
Quem nunca viu um anúncio que passa uma mensagem do tipo "Venha para o mundo encantado das famílias perfeitas e felizes consumindo essa gelatina" ou "Faça parte do seleto grupo de pessoas que vencem na vida usando esse aplicativo" ?
✓ Defina suas necessidades;
✓ Análise: conteúdo, facilidade de uso, plataforma, treinamento e suporte, customização (se necessário), e demonstrativo de resultado de fácil leitura;
✓ Preço: veja se a mensalidade está dentro da sua capacidade de pagamento;
✓ Opinião de usuários: Veja o que dizem os usuários sobre o CRM.;
✓ Mobilidade e agilidade: Verifique se o CRM é ágil e móvel;
✓ Customização: verifique se a software house oferece customização;
✓ Experiência da empresa: Pesquise sobre a experiência da empresa no mercado e peça indicações;
✓ Segurança de dados: Verifique a segurança de dados do CRM;
✓ Facilidade de uso: Verifique se o CRM é fácil de usar e se simplifica o fluxo de trabalho;
✓ Lembre-se que gestão não é marketing, consequentemente, não tem a função de captar clientes. Tem fornecedores que prometem aumento da carteira de clientes com a implantação do seu software; isso não acontece;
✓ Você pode aumentar seu faturamento controlando melhor seu caixa, evitar a evasão de clientes, conhecer o perfil do consumidor para poder oferecer outros serviços, melhorando assim seu ticket médio;
✓ Reduza seus custos: tenha controle sobre suas despesas, isso trará melhor resultado;
✓ Experimente e compare. Note que todos os sistemas possuim recursos parecidos, a diferença está na facilidade de uso, no preço e no suporte;
✓ Comparativo: veja alguns softwares para gestão de beleza: Gestor Studio, Avec, Graces, Belle Software, AZ Soluções, Trinks, entre outros.
✓ Cuidado com falsas promessas.
1. 13o SALÁRIO
Todos os meses faça uma poupança de 1/12" dos salários para que, no final do ano, você tenha guardado a quantia necessária para o pagamento do décimo terceiro salário. É comum as empresas terem que recorrer à empréstimos bancários para esse fim;
2. RESCISÃO CONTRATUAL DE FUNCIONÁRIOS CLT
O que mais pesa na rescisão de um contrato de funcionário CLT é a multa de 40% sobre o saldo do FGTS. Funcionário com muito tempo de casa normalmente custam muito, então, recomendamos que sua empresa, todos os meses, guarde 40% sobre o valor recolhido de FGTS. Tem empresas que querem, mas não conseguem, mandar um funcionário embora por não ter caixa para o pagamento da rescisão;
É uma tabela com a descrição da conta que você vai lançar no seu financeiro, seja despesa ou receita. O plano de contas deve ser dividido, em pelo menos, duas sub-contas: despesas e receitas. As despesas devem ser separadas, pelo menos, em fixas e variáveis. As receitas você deve separadas por grupo de produtos/serviços, tais como cabelo, manicure/pedicure, estética, sobrencelha, etc.
Entende-se por Custo Fixo todas as despesas que ocorrem todos os meses, independente se o valor muda, tais como:
Custos variáveis são aqueles que variam de acordo com o volume, ou que não ocorrem com frequência. Veja exemplos:
Se você vai reformar seu espaço, o certo seria lançar essas despesas na conta Investimento, porém, se achar mais simples, pode lançar como custo variável.
As receitas devem ser agrupadas por tipos de serviços e produtos, conforme sua tabela de preços, tais como:
Para calcular o preço de um serviço, faça o cálculo usando a seguinte fórmula:
1. FATURAMENTO
Some seus Recebimentos (R$) no mês, independente de serviço;
2. RECEITA DO SERVIÇO
Some seus Recebimentos (R$) por Serviço no mês (separar por serviço);
3. PARTICIPAÇÃO (%) DO SERVIÇO SOBRE O FATURAMENTO
Dividir item 2 pelo item 1;
4. DESPESAS FIXAS
Some suas despesas fixas no mês:
+Aluguel
+Condomínio
+Saneamento básico
+Energia elétrica
+Gás
+Material de higiene e limpeza
+Mercado (café, açúcar, água, etc)
+Internet
+Impostos
+Salários
+Encargos sociais
+Vale transporte
+Vale alimentação
+Manutenção do prédio
+Banco (cesta básica, tarifas, etc)
+Outras despesas fixas
= TOTAL (R$)
NOTAS
a)Não entra nesse cálculo a comissão do profissional, nem a taxa de cartão e nem o imposto sobre venda.
b)Por despesa fixa entende-se àquela que ocorre todos os meses, independente do valor. Exemplos: energia elétrica, saneamento básico, funcionário CLT.
5. PARTICIPAÇÃO (R$) DO SERVIÇO SOBRE A DESPESA FIXA
Item 4 multiplicado pelo item 3
6. SOMAR OS ATENDIMENTOS DO SERVIÇO
Contar o N◦ Atendimentos por Serviço no mês;
7. RATEIO (%) DO SERVIÇO SOBRE A DESPESA FIXA
Item 5 dividido pelo item 6
8. SOME OS PERCENTUAIS DOS CUSTOS VARIÁVEIS
%Comissão + %Taxa do cartão + %Imposto + %Lucro pretendido
9. FATOR
(100 – item 8) / 100
10. SEU PREÇO DE VENDA DO SERVIÇO
Item 7 dividido pelo item 9